quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas e o Cuidado com Alicates de Cutículas,Tesouras e Facas.

DICAS E O CUIDADO COM ALICATES DE CUTÍCULAS , TESOURAS E FACAS



ALICATES DE CUTÍCULAS:
         
          O principal cuidado com o alicate de cutícula é de nunca guardar molhado, os que são de aço inox possibilitam uma maior resistência contra ferrugem, já os que são de aço carbono ou aço niquelado embora sejam melhores ficam mais vulneráveis.
         A ferrugem por sua vez, danifica o alicate e em alguns casos o dano é irreversível, além de tirar o fio do alicate prejudica seu eixo central.
         Ao final de cada uso, depois de secar bem o alicate verifique se não ficou resíduos de cutícula, unha ou creme, pois estes também causam ferrugem e não esqueça de guardá-lo com a proteção de plástico. A ponta do alicate é extremamente sensível, evite bater ou encostar em superfícies duras.
         A lubrificação é muito importante, e há lubrificantes específicos para esse fim, por isso não tente lubrificá-los com creme, óleo de cozinha, detergente e outros, estes materiais se acumulam e criam uma pasta nos eixos do alicate prejudicando a funcionalidade do mesmo.
         Outro assunto importante e a esterilização dos materiais. Como ainda é muito comum o uso de autoclave fique atento ao tempo e a temperatura. Se o material a ser esterilizado ficar além do tempo ou acima da temperatura correta irá alterar o fio como também o material. Consulte o tempo e temperatura ideal de acordo com o fabricante. O ideal é que cada cliente tenha seu próprio kit, isso traz segurança, uma durabilidade maior do fio do alicate e comodidade tanto para a manicure como para o(a) cliente. 
         Evite usar o alicate até o fio ficar totalmente “cego”, quando o alicate começa a perder o fio, automaticamente você irá apertá-lo cada vez com mais força podendo assim trincar ou entortar as hastes ou as lâminas e você perderá mais tempo para realizar o serviço. A hora ideal de afiar e quando o alicate começar a puxar a cutícula.
        
TESOURAS:

         A tesoura é um instrumento muito ágil e versátil e pode ser empregado em inúmeras situações. No entanto deve ser usada de maneira correta.
         Em primeiro lugar saiba que existem vários tipos de tesouras. Tesouras para cabelo, tecido, papel, TNT e até chapas de ferro. Para cada tipo de uso existe uma tesoura especifica, certifique-se que está usando a correta, desta maneira terá um resultado melhor.
Muito poucos afiadores sabem afiar a tesoura para cada fim especifico, pois para cada tesoura há uma afiação correta (por exemplo: se sua tesoura é para tecido tem de ser usada a técnica e o material certo para afiar uma tesoura para tecido). Se não for afiada corretamente sua tesoura irá perder suas características e perderá sua função.
         Tenha muito cuidado com quem você afiará.
         Outra curiosidade é que cortando outro material que não seja o indicado, você anulará a afiação, (por exemplo: se a sua tesoura foi afiada para cortar tecido e você cortar papel ,ela perderá o fio para tecido e ao invés de cortar o tecido ela começará a mastigar o tecido).
         Como no caso do alicate não use a tesoura até ficar completamente sem fio, ao perder o fio você começara a apertá-la cada vez com mais força o que resultará na quebra do cabo caso seja de plástico.
         O momento ideal para afiá-la e quando não tem mais um corte preciso ou quando começa a puxar o material que se está cortando.

 FACAS:

         Um dos maiores cuteleiros (profissional que fabrica instrumentos de corte) do Brasil disse certa vez que há mais chance de você se cortar com uma faca que não esta bem afiada do que com uma que esta muito bem afiada, isso é a pura verdade, porque quando a faca está “cega” você acaba fazendo mais força e sem resultado, na maioria das vezes a faca ou sua mão escapa e no final acaba se cortando.
         Já com uma faca muito bem afiada você consegue cortar sem muito esforço, além de um melhor resultado a faca faz a maior parte do trabalho evitando assim alguns acidentes.
         Assim como no caso da tesoura existem facas de vários materiais, formas e tipos diferentes.
         Os materiais vão de aço até cerâmica, e na cozinha, por exemplo, existem facas para desossar, para legumes, para fazer filés, para pão e outros. Para cada tipo de faca existe também uma técnica e materiais próprios para afiá-la.
         Posso dizer que a maior inimiga da faca na cozinha é a tábua de vidro, se passar apenas uma vez perde-se toda a afiação.
         Isso é realmente é um dilema, porque enquanto é uma inimiga, também é extremamente higiênica, ao contrario da tábua de madeira que retém água e cria mofo.
         Como uma alternativa você pode optar por usar uma tábua de tecnil, é uma tábua de plástico branco, embora ainda não seja a ideal agride menos a afiação. Se for realmente necessário o uso da tábua de vidro tente não encostar a faca no vidro embora eu admita que isso é muito difícil, mas com o tempo se consegue ter um melhor desempenho. Uma dica é quando for cortar coloque algo debaixo para evitar atrito da faca com o vidro. (por exemplo: se for cortar um bife coloque outro bife debaixo e assim sucessivamente).
         Tenha cuidado ao lavar sua faca, para lavar a louça existe uma esponja amarela muito famosa, onde um lado é macio e outro lado mais áspero, use sempre o lado macio e nunca lave a faca pela frente, ou seja, pelo fio, lave sempre a faca pelas costas embora a esponja seja macia ela possui um teor de abrasividade que prejudica a afiação de sua faca.

         Se tiver idéias, sugestões ou dúvidas entre em contato conosco pelos                  e-mails: seven.hot@hotmail.com
                       dnascimento300@gmail.com    
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário